Pelo segundo ano consecutivo a capital baiana sedia a final do Red Bull Paranauê, como no último ano o evento acontece em frente ao Farol da Barra e traz para Salvador os maiores nomes da capoeira mundial e suas equipes. O evento, que acontecerá no dia 3 de março tem como objetivo escolher o capoeirista mais completo da atualidade, os participantes terão que mostrar suas habilidades em três dos principais segmentos da Capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.

As seletivas já aconteceram em janeiro no Rio de Janeiro e São Paulo e nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) atletas fazem as últimas seletivas aqui em Salvador. A grande novidade para 2018 é que as mulheres ganharam uma categoria só delas. Na primeira edição, em 2017, a baiana Débora Santos, conhecida como Pérola, foi a única mulher a disputar o título contra outros 15 finalistas, de diferentes partes do Brasil e até mesmo de outros países.

Em 2017, o Red Bull Paranauê teve mais de 300 inscritos e reuniu um público de cerca de 3.500 pessoas em frente ao Farol da Barra, em Salvador. Conquistando a vitória em casa, quem levou a melhor foi o baiano Lucas Dias Ferreira, mais conhecido como “Ratto”, que recebeu o troféu das mãos do consagrado Mestre João Grande, uma das maiores lendas da Capoeira mundial.

Eventos Gratuitos - Além de sediar a grande final da competição, Salvador recebe eventos gratuitos durante esta semana. As ações que estão abertas ao público acontecem no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), localizado na Avenida Sete de Setembro, na Vitória.

Na quarta-feira (28) serão realizadas aulas com o Mestre Paulinho Sabiá e com o Mestre Jogo de Dentro, às 18h e às 19h respectivamente. Na quinta-feira (29), aula com o Mestre Nenel, às 17h, e com o mestre Suassuna às 18h. Já às 19h haverá o Diálogo Musical, com o lançamento do CD do Contra Mestre Rafael e exibição do curta metragem "Herói da Liberdade" do Mestre Negoativo. Ainda durante  a noite da quinta haverá a apresentação dos 16 finalistas do Red Bull Paranauê 2018.

Red Bull Paranauê conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).