Maratona Salvador 2023 terá chegada ao som de Bailinho de Quinta e shows ao longo do percurso

Música e dança se misturam ao esporte na programação da Maratona Salvador 2023, que acontece neste domingo (24), com largada no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio. Atrações culturais se apresentam em vários trechos do percurso levando animação aos mais de 8 mil atletas, de 300 cidades brasileiras, que participam da prova de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km. O evento integra o calendário de eventos oficiais da capital baiana e é uma realização da Prefeitura de Salvador através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Para animar os corredores antes do início da prova, o grupo Fit Dance se apresenta às 5h, num palco próximo a largada, no Parque dos Ventos. Mais à frente no percurso da maratona, no retorno do Multishopping, na Boca do Rio, o Boteco Elétrico, comandado pela sambista Márcia Lins, faz um show das 5h às 6h30.

A música segue ao longo do percurso. No trecho do Jardim de Alah, das 5h30 às 7h, a animação fica por conta do grupo Rixô Elétrico. Já na altura da Avenida Magalhães Neto, no Complexo Viário Tatti Moreno, o artista Ezequiel Violino se apresenta das 6h30 às 7h30.

Já na altura do Dique do Tororó, os corredores vão poder desfrutar das canções do grupo Os My Friends, das 7h30 às 9h, num palco próximo ao Restaurante Porteira. Quem passar pelo Cristo, na Barra, encontrará o Microtrio de Ivan Huol, que anima os corredores das 7h às 8h30.

Para finalizar as apresentações culturais, às 10h, a banda Bailinho de Quinta se apresenta num pranchão na Arena da Maratona, animando o público com as marchinhas de antigos carnavais.

Pela primeira vez no evento, o cantor e guitarrista Graco, do Bailinho de Quinta, comenta entusiasmado sobre a participação. “Nunca havíamos tocado num evento assim e estamos entusiasmados com a experiência. Agora estamos na maratona dos preparativos (risos), mas mal podemos esperar pelo show de domingo”, brinca o artista.

Segundo ele, o repertório preparado especialmente para os corredores está muito dançante e diverso. “Vamos tocar Gal Costa, Moraes Moreira, Duda Beat, Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Rita Lee, Ivete Sangalo e misturar muito mais para dar aquele tom carnavalesco que é próprio do Bailinho”, assegura o cantor.

Comandante do Boteco Elétrico, a sambista Márcia Lins celebra a oportunidade de se apresentar. “Me move como artista e cidadã ao perceber que se trata de uma iniciativa fruto de uma política pública realmente comprometida com a cidade. Comemorar fomentando o esporte e aquecendo os atletas com o que temos de mais genuíno e potente, a música, é claramente para mim razão de muita alegria”, diz a artista que promete um repertório com muito samba, ijexá, samba de roda e samba reggae.

A artista diz que a combinação entre música e esporte é perfeita. “A música, além de entreter, inspira, motiva e reafirma a nossa identidade cultural e artística. Brinco que nessa maratona a música é como um energético para os atletas. A corrida se torna uma festa saudável, de coletividade, e estímulo a hábitos de bem-estar”, finaliza.

Programação cultural da Maratona Salvador 2023:

Parque dos Ventos

5h – Fit Dance

Multishopping, Boca do Rio

5h às 6h30 – Boteco Elétrico (Maira Lins)

Jardim de Alah

5h30 às 7h – Rixô Elétrico