Logo Prefeitura de Salvador

Nona edição do Festival da Primavera encerra temporada com mais de cinquenta ações e quatro semanas de ativações pela cidade

Na noite do domingo (1°), o Campo Grande recebeu centenas de idosos e também de famílias inteiras na Festa da Melhor Idade. Os shows das bandas The Fever e também de Renato e Seus Blue Caps encheram a Praça 2 de Julho de animação, desde ás 17h. O evento foi o último na programação do Festival da Primavera 2023.

O Festival da Primavera teve inicio dia 9 de setembro, com quase um mês de ações ininterruptas pela cidade. O evento, que faz parte do Calendário Oficial da capital baiana, marca a chegada da estação das flores em Salvador e é pomovido pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A agenda de atrações se estendeu por todos os quatro finais de semana do mês de setembro, passando por 10 regiões da capital baiana: Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Parque da Cidade, Cidade Baixa, Centro Histórico, Campo Grande, Comércio e Rio Vermelho.

A programação da 9ª edição do festival trouxe mais de 50 atrações musicais, desde o rock com shows de Pitty e tributos a ídolos do gênero, até o pagode baiano em apresentação no bairro do Comércio, Itapuã e Cajazeiras, ativações no Parque da Cidade e no Centro Histórico, por exemplo. Além da Maratona Salvador, diversas exposições em seis museus, reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha, ciclo de palestras sobre audiovisual, feiras e festivais gastronomicos.

“O Festival da Primavera abre a nossa alta estação nos últimos nove anos e esse em especial teve uma programação ainda mais basta e diversificada. Ativamos a cidade durante quatro finais de semana e foi incrivel. É um projeto com uma importância muito grande para a cidade, principalmente por promover a economia criativa”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Shows no Humaitá – O festival teve o pontapé inicial no sábado (9/9), na Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. O local recebeu show do Samba Djanira, uma roda de samba com a cantora Illy. No domingo (10), a programação seguiu com o show do Jammil, no evento Pôr do Sol no Humaitá.

Volta no Parque – Ainda no domingo (10/9), o grupo Mudei de Nome fez a volta no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, levando amantes do Carnaval a bordo do pranchão da banda.

Pitty e shows no Rio Vermelho – No final de semana seguinte, no sábado (16/9), no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, houve a apresentação do projeto Somos Rita Lee. Os músicos Luciano Calazans, Clarice Neder, Tais Nader, Lucas, Gabriela Moraes e Laís Martins homenagiaram a cantora em show exclusivo. No dia 17, o local recebeu a cantora Pitty, que comemorou os 20 anos de Admirável Chip Novo, em show espetacular e com maior público de todos os tempos no Rio Vermelho. Milhares de fãs e admiradores da cantora fizeram coro em suas músicas, durante um show emocionante.

Trio em Itapuã – Mudando de final de semana, na sexta-feira (22/9), Itapuã recebeu trio elétrico no alto do Abaeté com shows de Guig Ghetto, Uns Kamaradas e Voa 2.

Primavera Sun7 – No mesmo final de semana (22 e 23/9), rolou festa no Comércio, na Praça Marechal Deodoro. O projeto Primavera Sunset teve o primeiro dia de shows agitado e com praça cheia. Se apresentaram a DJ Belle, Pivoman, Afrocidade convidando Duquesa, e o cantor Isaac Gomes convidando seu pai o cantor Edson Gomes, em apresentações também históricas. No dia 23, DJ Xirita e Pedro Pondé com participação de Felipe Barros eNininha Problemática com Nêssa e Groove da Laje também mostraram o frescor da nova música baiana ao público presente.

Centro Histórico agitado – No sábado (23/9), o Largo da Tieta, no Pelourinho, recebeu uma edição do projeto Colorindo Salvador. O evento reforça a descentralização cultural e valoriza artistas e público da cena LGBTQIAPN+. A edição contou com batalhas de dança, shows musicais e um afterparty. Tocaram no evento Raquel Reis, Tícia, Teri, Samba Maria, Gabi Lins, Dai, Di Cerqueira, Manifesto e Afrobapho. O evento que foi sucesso absoluto teve lotação máxima e a entrada foi fechada em um momento da noite.

Cajazeiras – A última sexta-feira de setembro, no dia 29, Cajazeiras entrou em clima de festa com os shows do Lá Furia, Parangolé e Babado Novo no Campo da Pronaica. Os artistas se empolgaram em suas apresentações com a energia e vibração do público que estava presente.

Campo Grande tem últimos shows do Festival – No sábado (30), o Campo Grande recebeu o show Belô Odara, projeto de Belô Veloso em homenagem aos 80 anos do seu tio, Caetano Veloso. Na mesma noite o projeto Trio do Balancê, com as cantoras Cláudia Cunha, Ana Mametto e Carla Vise, fizeram apresentação espetacular com repertório exclusivo de Gal Costa em ritmo de Carnaval. E pra se despedir, no domingo (1º), o palco foi dedicado à Festa da Melhor Idade, com os grupos The Fever e Renato e Seus Blue Caps.

Feiras e gastronomia – O Centro Histórico também recebeu, entre os dias 15 e 1° de outubro, o Festival Primavera Gourmet, com participação de dezenas de bares, restaurantes e lanchonetes, localizados desde a Rua da Misericórdia até o Santo Antônio Além do Carmo. Todos com pratos especiais e preços que iam de R$20 a R$89.

A ação mais colorida de todos os anos teve sua edição especial entre os dias 19 e 24, a Feira da Primavera foi realizada na Praça do Campo Grande. O evento contou com gastronomia, artes, flores e plantas e ações de saúde e bem-estar.

Já o dia 23, rolou no Rio Vermelho a tradicional Festa de San Gennaro com uma programação cultural intensa, música e o melhor da culinária italiana.

Espaço Cultural da Barroquinha – O Festival da Primavera também recebeu a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha. A programação elaborada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) celebrou a cultura afro-brasileira e o patrimônio cultural da cidade com ações dqie começaram no dia 20 de setembro e foram até ontem, 1º.

Primavera nos Museus – A temporada cultural nos museus de Salvador foram de 18 a 24 de setembro, e contou com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O tema deste ano ressaltou a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Os espaços Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval da Bahia, Espaço Pierre Verger, Espaço Carybé e Casa do Benin tiveram todos uma programação especial.

SalCine Conecta – A 1ª edição do SalCine Conecta aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Cine Glauber Rocha, em Salvador. Com o tema “Aquecimento Econômico do Audiovisual”, o evento promoveu encontros entre agentes de mercado do segmento audiovisual, com atuação no setor público e privado, para destacar o potencial de desenvolvimento deste setor em Salvador.

Skip to content