Logo Prefeitura de Salvador

Negócios, investimento, eventos e turismo de verão: Salvador realiza mega evento em São Paulo

A ação reuniu centenas de empresários, investidores, gestores do trade turístico, artistas e influenciadores em evento nacional realizado em São Paulo

A Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), realizou na noite desta quarta-feira (18), um mega evento, dividido em dois momentos, no Villa Blue Tree, em São Paulo. Com a presença do Prefeito Bruno Reis, gestores municipais, empresários do setor de eventos, turismo, tecnologia e inovação, além de possíveis investidores.

O evento teve início com o Fórum Negócios & Investimentos, realizado em parceria com a Época Negócios, e realizado para cerca de 300 empresários, onde o Prefeito anunciou um conjunto de ações e programas de incentivos fiscais com o objetivo de atrair novas empresas em Salvador. O momento contou também com uma palestra do economista Ricardo Amorim que falou sobre “Tendências Transformadoras: A economia da influência como motor da inovação nos negócios”.

Na ocasião foi apresentado um balanço das iniciativas que melhoraram o ambiente de negócios na cidade. A exemplo do investimento feito pelo poder município de R$ 5 bilhões em ações para desenvolver o turismo, a inovação, a qualidade de vida, a sustentabilidade e a mobilidade urbana.

Em uma das suas falar, Bruno Reis destacou que com as novas políticas adotadas, Salvador atraiu nos últimos dois anos e meio mais de R$ 11 bilhões em investimentos imobiliários, sendo quase 30 mil em unidades residenciais e 183 empreendimentos comerciais.

O gestor citou nomes de grandes empresas que nesse tempo se instalou na cidade, a exemplo da expansão da Ferreira Costa, a chegada da Leroy Merlin na Bahia, do grupo Carrefour, das redes Mater Dei, Rede D’Or e Dasa, dos grupos Fasano, Rosewood e Convento Espinheiro, por exemplo.

Ainda no pacote de investimentos, a capital baiana ganhou o Polo de Economia Criativa Doca 1 e o Hub Salvador, que mostra o olhar atento da gestão em relação aos setores de tecnologia e inovacao. “Temos um olhar e atenção especial para essa área de tecnologia e inovação.

Além disso, através programa Invista Salvador, implantou medidas para simplificar processos e criar uma estrutura de suporte ao investidor. Durante o evento de negocios o Prefeito assinou o contrato com a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, para fazer o leilão das futuras concessões que o município pretende realizar em diversas áreas da cidade.

Um dado importante passado durante a apresentação do Prefeito foi que em setembro, o tempo médio para abertura de empresas na capital baiana caiu para quatro horas, de acordo com o Mapa Painel de Empresas, do Governo Federal, isso porque agosto, a Prefeitura publicou o decreto da Liberdade Econômica, que dispensa a necessidade de atos públicos, como licenciamento e concessão de alvarás, para abertura e funcionamento de empresas que realizam atividades consideradas de baixo risco.

Na ocasião também foram apresentados os programas de incentivos fiscais de Salvador, PIDI (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação), o IPTU Verde, o IPTU Amarelo e as parcerias público-privadas possíveis através da SalvadorPar, empresa de capital misto do município.

Além dos novos projetos, como o Polo Logístico, que será seidado em Valéria, próximo à BR-324, para receber centros de distribuição de grandes lojas de varejo; de um Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) que será aberto para gerir terrenos que estão ociosos; e da abertura de um novo Centro de Convenções para a cidade, agora no Centro Histórico.

Lançamento do Verão

Após o evento de negocios, o prefeito Bruno Reis deu as boas vindas ao verão de Salbador, iniciando o segundo momento da noite. A ação contou com representantes da gestão municipal, o diversos representantes do trade turístico, publicitários, empresários, investidores e artistas, em um momento único onde a cidade se posicionou como o principal destino do país na alta temporada.

O momento contou com shows de Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Tony Salles, Raquel Reis, Márcio Victor, Lincoln, Olodum, Cortejo Afro, Nara Couto e DJ Marcelo Botelho. O lançamento da programação para o trade turístico nacional vem sendo realizado nos últimos anos pela Prefeitura de Salvador, com o objetivo de atrair a atenção do mercado turístico para da capital baiana, fortalecendo o destino Salvador como um dia principais do país.

Em seu discurso o prefeito falou sobre a experiência única que Salvador traz para os turistas, com uma mescla cultural diferenciada em um leque que conta com a música, gastronomia,.equipamentos culturais e muito mais.

Na ocasião a Prefeitura apresentou um filme que abordava os pontos altos da alta estação na capital baiana. Dando como ponta pé inicial, o evento que acontece em novembro, o Salvador Capital Afro, calendário que vai se estender por todo o mês para celebrar o legado e o patrimônio afro-brasileiro da cidade mais negra fora da África. A programação traz um desfile inédito de blocos afro e afoxés no Centro Histórico, desfiles de moda negra, a tradicional Caminhada do Samba e eventos de empreendedorismo e afrofuturismo.

Além disso, o Novembro Salvador Capital Afro terá eventos internacionais de música negra, como o Afropunk Bahia, e de cinema, como o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb). A cidade também foi escolhida para sediar a primeira edição do Liberatum no Brasil, festival mundial que reunirá convidados especiais.

Destaque também para o Festival Virada Salvador, a maior festa de Réveillon do Brasil. Serão cinco dias de festa, com 12 horas de música ininterrupta em cada um deles, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. O evento neste ano traz shows de Anitta, Nattan, BaianaSystem, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Família Gil, entre mais de 50 artistas.

O Festival da Virada também terá a sua primeira atração internacional, o rapper nigeriano Rema, e o momento exato da virada de ano será mais uma vez com um show de Ivete Sangalo. Dezembro ainda traz atrações de turismo esportivo, como a prova de triatlo TriOn Salvador e a Travessia Itaparica-Salvador, a mais tradicional maratona aquática do Brasil
.
Nessa mescla de eventos públicos e provados o mês de janeiro está agitado com o maior festival de verão que acontece no Brasil, o Festival de Verão Salvador, que acontece em dois dias. Além dele temos ensaios de artistas, o Baile da Santinha, com Léo Santana, A Melhor Segunda-Feira do Mundo, com Xanddy Harmonia, além dos ensaios de verão do Olodum, Psirico, Parangolé, Timbalada e muito mais.

O calendário de festas populares também foram lembrados, Santa Bárbara, no dia 4, e Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8. Em janeiro, ocorre a tradicional Lavagem do Bonfim, no dia 11. A Festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro, será numa sexta-feira, e a Lavagem de Itapuã ocorre no dia 8.

O começo de fevereiro promete ser agitado em Salvador, já que logo após a Festa de Iemanjá vem as festas de pré-Carnaval que já viraram tradição: o Fuzuê, no sábado, dia 4, e o Furdunço, no domingo, dia 5. Na terça-feira, dia 7, já tem o Pipoco abrindo a semana do Carnaval, que segue na quarta-feira com o circuito de fanfarras Sérgio Bezerra. E, aí sim, a partir da quinta-feira, dia 8, começa a programação oficial do Carnaval de Salvador, que vai até a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 14, com o tradicional Arrastão. Como o Carnaval esse ano acontece mais cedo, Salvador prepara um evento que vão esticar o verão em Salvador, com grandes nomes da música, o Viva o Verão.

Skip to content